Pular para o conteúdo principal

Previna-se da pandemia da fome

A todos os instantes ouvimos falar sobre o grande número de desempregados pela crise econômica vivida nestes tempos, vemos uma reação das nações ricas com propósitos de fechamentos em si próprios como forma de garantir seus capitais, vemos um grande número de migrações de pessoas que buscam um lugar dentro dessas nações ricas, como alternativa de sobrevivência, assistimos a um mundo que, como uma cambaleante embriaguez, se definha diante de uma grave enfermidade pandêmica com o risco de morte por asfixia.
Quando tinha saúde, sob o pretexto da garantia da sobrevivência, alcançar a independência financeira, elegeu como fundamento de vida, o dinheiro, nele se colocou toda a sua segurança, toda a sua esperança, todos os seus sonhos sustentada pela imagem do cara e coroa, na promessa do controle do mundo palpável, planejável, previsível, e, a vida lhe pareceu assim, mais segura naquilo que se pode pegar, dominar, e se rejeitou a fé: 
É o poder do dinheiro que nos faz desviar da fé pura. Priva-nos da fé, debilita-se e acabamos por perdê-la (PAPA FRANCISCO, 2013)[1]
Como no contágio por um vírus ou uma bactéria, a partir daí, adquirimos uma doença, cujo hospedeiro é a avidez, e o sintoma é a alucinação, pois ao amarmos o dinheiro, ele sempre nos parecerá insuficiente, e o queremos sempre mais (Cf. Ecl 5,9), cobiçando cada vez mais, sem o limite do que nos é necessário ou, do que nos pertence, sob o efeito alucinógeno de se ter o domínio com ele, ao passo que, a contrário sensu, a ele submetemos toda a nossa livre iniciativa, que passa a ser dominada por ele e, com isso, sujeitamos nossas vontades a ele, nos ajoelhamos, suplicamos, nos arrastamos, nos matamos, assassinamos, casamos, amigamos, traímos, amamos, adorando uma imagem ilusória da segurança, do poder do cara e coroa.

Essa doença tomou uma proporção global como uma pandemia, pois, pelo amor ao dinheiro, o mundo sofre alucinações gigantescas como o fim dos mercados comuns, fim do emprego no mundo, riscos de queda dos ricos e poderosos, que, beirando a uma convulsão, dentro de um escuro leito, atônito, moribundo, não se vê esperança, porque não se guarda mais a fé, agonizante sob o efeito da ilusão de uma pobreza extrema pela perda da energia da sua vida, o dinheiro, se aflige em múltiplos tormentos (Cf. 1Tm 6,10).

Como um rei de ferro, o dinheiro cria tormentos extremos, transformando as alucinações em meio de extorquir o doente, que grita para que ele seja adorado e não rejeitado e, que tudo deve ser feito para que ele assegure a vida dos homens e, que todos os homens lutem por ele como o bem supremo, pois, nele está toda a riqueza, segurança e vida, pois é palpável, previsível, se permite ser controlado e dominado pelo homem, como se o próprio homem fosse um deus, repugna a incerteza da fé que, em nada é previsível. Haveria fé sobre a terra (Cf. Lc 18,8)? Como poderia curar-se (Cf. Lc 18,26)?

A morte causada aos que sofrem pela doença da avidez se dá pela asfixia (Cf. 1Tm 1,19), não havendo um antídoto, mas um tratamento cujo prognóstico é através de medicamento de uso contínuo para toda a vida, através da alimentação diária com mel (Cf. Sl 119(118),103), que filtra o sangue do doente, desintoxicando-o pela certeza da vida no invisível (Is 41,10), que excreta a falsa segurança do visível que lhe causava as alucinações.

Sem essa alimentação o doente não terá forças para permanecer em pé e morrerá por asfixia ao lhe faltar o sopro da vida (Cf Gn 2,7) que é invisível.


[1] Papa Francisco. O poder do dinheiro. Disponível em <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2013/documents/papa-francesco_20130922_meditazioni-17.html>. Acesso em 09 dez. 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond