Pular para o conteúdo principal

Ao herdeiro do novo Abrahão




Eis que o Senhor se escondeu de mim no meio dos homens, e diante de tantos notáveis, pequenos lampejos me brilharam mas, sem a força da Estrela, por isso, diante de seus Anjos, prostrei-me com a mão sobre a sua Palavra, trazida pela liturgia de hoje, 22 de dezembro de 2016, e, antes que a visse lhe perguntei:

Senhor, é conveniente que eu incomode aos homens com minha loucura?

Tu sabes que não é minha vaidade, mas tão somente, a alegria de tua Palavra que me move.

Falai-me Senhor, pois sinto me constrangido em envergonhar-te.

O Senhor assim me respondeu:

É a voz do meu amado!
Eis que ele vem
saltando pelos montes,
pulando sobre as colinas.

No campo aparecem as flores,
chegou o tempo das canções, [1]
a rola já faz ouvir
seu canto em nossa terra.

Minha rola, que moras nas fendas da rocha [2],
no esconderijo escarpado,
mostra-me teu rosto,
deixa-me ouvir tua voz!
Pois a tua voz é tão doce,
e gracioso o teu semblante' (Ct 2,8.12.14).


[1] O tempo das canções também é referido nos §§ 2º e 3º do texto sobre os FRBs.

[2] Assim como Moisés está na fenda, pela fenda ele ouve o nosso canto – vide texto - terceira secundidade dos FRBs.


“Cantai para o Senhor um canto novo, *
com arte sustentai a louvação! [3]
 

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!

Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança” (Sl 32, 3.12.21).


[3] Esta arte também é referida no texto dos FRBs § 3º.


45Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu (Lc 1,45).

Eis que sou da geração de Maria, cuja fé foi maior do que a de Abrahão, pois Abrahão teve seu herdeiro poupado da morte, Ela não, que ao ver o dia dela, se alegrou (Jo 8,56b), pois Deus confirmou sua amizade com o homem, e selou por meio dela, uma aliança eterna com a humanidade, ao qual trago em mim este selo, sou filho desse novo Abrahão, que tem a fé por justiça, pois o justo vive pela fé (Hb 10,38).

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!

Tibouchina, 22 dez 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond