Pular para o conteúdo principal

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf

1. Começando o dia

1.1 Oração inicial


A ti, Senhor, elevo a minha alma,
meu Deus, em ti me refugio:
que eu não fique decepcionado!
Não triunfem sobre mim meus inimigos!

Não fiquem desiludidos os que em ti esperam;
fique confuso quem é infiel por um nada.
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos,
ensina-me tuas veredas.

Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me,
porque és o Deus que me salva,
e em ti sempre esperei.
Lembra-te, Senhor, do teu amor,
e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6).


1.2 Hino de Louvor (opcional)

1.3 Súplica por Israel

Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz.

E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo conduzido por Moisés, nos conduzistes esses quarenta anos, no deserto para nos
humilhar e nos por a prova para saber o que tínhamos em nosso coração, se observaríamos ou não teus mandamentos (Dt 8,2).

Mas também, assim como no tempo de Moisés, o Senhor, não esqueceu de sua Aliança conosco, por isso te suplicamos ó Senhor, concede a paz ao teu povo, a sagacidade para voltar ao teus caminhos, a alegria ao triste, alento ao desanimado, a cura ao doente, a comunhão do pão do amor, pelos méritos de vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo.

Amem!


1.4 Súplica pela caminhada do dia

Senhor, nos colocamos diante de vós, com toda a nossa alma, rogando-vos que nos tornem instrumentos para o teu projeto de amor, e que todo o nosso querer seja fazer a tua vontade, pois, o Senhor não esquece o salário dos vossos servos e conhece todas as nossas necessidades, por isso, rogamos, abençoai nos, concedei alento, saúde e paz, a cada um desta casa, para que o fruto do nosso trabalho seja agradável diante de vossos olhos.

E se tivermos de atravessar caminhos escuros, concedei-nos o Paráclito para que, sem sabermos o que pedir, ou como orar, possa através de todo o louvor a Vós, iluminar nossos caminhos, guardando-nos sob a tua sombra, é o que te pedimos pelos méritos de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!


2. Liturgia Diária

2.1 O desafio a vencer neste dia


A liturgia é vida, é a prática da Palavra, pois a Palavra é Viva, assim, inspirado pelo Espírito da Verdade, nos preparamos para produzir neste sábado, as obras necessárias não apenas a nós mas que também ofertamos a Deus ao partilhar o bem que recebemos com o Mundo, como instrumento de Deus, isto é, produzidas por quem não tem vontade própria, pois, todo o nosso querer e todo o nosso saber nos são dados por Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, formando um só Corpo, um só Espírito e uma só Alma.

Assim, não terei medo, não terei raiva, não terei tristeza, mas somente a paz e a alegria que o Senhor me dá, ele me guarda com toda a segurança, pois me adotaste, dando-me sua herança:

Resposta: O Senhor é a porção da minha herança.


- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio!

Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor.

O Senhor, sois minha herança e minha taça,

meu destino está seguro em vossas mãos!”

Resposta: O Senhor é a porção da minha herança.


- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,

e até de noite me adverte o coração.

Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,

pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Resposta: O Senhor é a porção da minha herança.


- Eis por que meu coração está em festa,

minha alma rejubila de alegria,

e até meu corpo no repouso está tranquilo;

pois não haveis de me deixar entregue à morte,

nem vosso amigo conhecer a cor­rupção (Sl 16, 1-10).

Resposta: O Senhor é a porção da minha herança.


As turbulência que nos enfrentamos a todo o momento nos levam aos sentimentos de indignação, de revoltar diante da opressão, injustiça, covardia e violência, mas, a paz do Senhor nos guarda pois, a obra do Senhor através de nossas mãos se tornam frutos que curam, são bálsamos que aliviam as dores das feridas, por isso, guardo em meu íntimo que sou instrumento, sem vontade, sem querer, apenas a acolher o Senhor com meu sim, pois, pela minha inteligência ou vontade sou incapaz de tornar branco ou preto um só fio de cabelo.

2.2 Aclamação ao Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.


- Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me vossa lei com um presente vantajoso! (Sl 118,36.29).

Aleluia, aleluia, aleluia.


2.3 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus:


- O Senhor esteja conosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!


- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

‘Vós ouvistes o que foi dito aos antigos:

Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.

Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum:

nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra,

porque é o suporte onde apoia os seus pés;

nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.

Não jures tampouco pela tua cabeça,

porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.

Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’:

‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno” (Mt 5,33-37).

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!



2.4 A força do Espírito em nós


Senhor reconhecemos que a toda a força que vem de ti nos é dada como energia do amor, pois a fonte de vida vem do amor, mas sozinhos Senhor, não somos capazes, pois dissestes aos teus amigos que caminhassemos de dois em dois, ou que, nas orações permanecessemos entre dois ou três, assim, nesses momentos em que nos vemos privados de convivência comunitária, suplicamos o amparo de nossos familiares e com ele o amparo do depósito do afeto que guarda o amor, sendo a própria Esposa do Amor ao qual rogamos que nos acolha como filhos sob o vosso manto e com ela proclamando.


O Poderoso fez em mim maravilhas,

e Santo é seu nome!


A minh’alma engrandece o Senhor,

exulta meu espírito em Deus, meu Salvador!

Porque olhou para a humildade de sua serva,

doravante as gerações hão de chamar-me de bendita!


O Poderoso fez em mim maravilhas,

e Santo é seu nome!

Seu amor para sempre se estende,

sobre aqueles que O temem!


Manifesta o poder de seu braço,

dispersa os soberbos;

derruba os poderosos de seus tronos

e eleva os humildes;

sacia de bens os famintos,

despede os ricos sem nada.


Acolhe Israel, seu servidor,

fiel ao seu amor,

como havia prometido a nossos pais,

em favor de Abraão e de seus filhos para sempre!


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

como era no princípio, agora e sempre

Amém!


3. Conclusão

O Deus da vida que guarda toda a Vida, e em nós brilha como milagre de luz em meio a escuridão do Universo, nos mantenha, durante este dia, firmes na certeza da segurança do seu refúgio, e que em sua casa podemos morar, com dignidade, alegria e abundância, concedendo sobre nossos sinceros propósitos a Sua bênção.

Amem!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Para sempre seja louvado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m