Pular para o conteúdo principal

As ruínas da Cidadania Europeia (EU)


Estamos acompanhando nos tempos presente, as agitações entre nações, que apontam para a governabilidade com um fechamento de mercados sob o fenômeno de globalização reversa, que evidencia certa tendência dos próximos mercados para a economia, como se nota no comportamento pela reação popular na Grã-Bretância no BREXIT, pela surpreendente eleição nos Estados Unidos da América que se alinha à política semelhante e, no domingo 05 de dezembro, a Itália.

É possível notar que as grandes economias apressam-se para estabilizar os mercados, no entanto, sem se dar conta que se trata de um processo irreversível, pois o modelo econômico sustentado pelo neoliberalismo que se ascendeu na década de 70 sobre um capitalismo decadente, também está falindo porque se sustenta no princípio da acumulação de riquezas que, atualmente, concentra as riqueza em apenas 3% da população mundial, excluindo uma grande quantidade de pessoas que ficam desempregadas, sem comida ou sem condições mínimas de dignidade.

Com isso, provoca diásporas de nações que estão economicamente mórbidas, para países que oferecem melhores condições de vidas, daí a ideia de globalização reversa, como uma reação pontual, para se curar um sangramento econômico, enquanto o mundo espera uma solução para a causa.
Esse sistema fundado na acumulação da bens não consegue olhar para um todo, mas somente para o interesse próprio, assim, não mede consequências para alcançar seus objetivos de construir torres para se chegar aos céus, com patrimônios gigantescos, que são adquiridos com a morte do meio ambiente e pela extinção de outras espécies de vida mineral, vegetal e animal, colocando em risco a sobrevivência da própria espécie humana.   

Essa realidade é colocada diante dos olhos da humanidade num momento da mudança para a era antropoceno (mudança pelos efeitos humanos) que clama por um modelo econômico de propriedade privada, de livre iniciativa, mas pautado pela moderação na concentração de recursos e, em uma distribuição de rendas mais equitativa, assim, prepare-se pois se um dia você acompanhou o processo global que criou a grande cidadania europeia, ele se encontra ruindo por abalos sísmicos do fenômeno anti global da reclusão de mercados, cuja tendência culmina numa implosão de mercados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond