Pular para o conteúdo principal

Sábado Santo - Proclamação da Páscoa



Celebramos neste sábado as grandes maravilhas de Deus e a vitória do Cristo, Pois eis agora a Páscoa,nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou: marcan do nossas portas, nossas almas, com seu divinoSangue nos salvou. Ó Noite em que a coluna luminosa as trevas do pecado dissipou, e aos que creem no Cristo em toda a terra em novo povo eleito congregou! Ó noiteem que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor: de que nos valeria ter nascido, se não nosresgatasse em seu amor? Ó Deus, quão estupendacaridade vemos no vosso gesto fulgurar: não hesitaisem dar o próprio Filho, para a culpa dos servos resgatar.

A Primeira Leitura Gn 1, 1-2,2: Na primeira leitura refletimos a criação do universo, do Céu e da Terra e tudo o que nele contém na harmonia e na paz, e Deus viu que tudo era bom.

Salmo 103: Nestes tempos em que ódio é vencido pelo amor, que a astúcia é vencida pela inocência do cordeiro, que a dor dá lugar pela alegria na paz, nós cantamos com o salmista: Enviai o vosso espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.



Segunda Leitura Gn 22,1-2.9ª.10-13.15-18: Deus manifesta sua promessa de aliança com o homem pela fé incondicional de Abrahão: Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou” (Gn 22,1).

Salmo 15. O Senhor nos dá como herança a vida, e aqueles que recebem esta herança prometida a Abrahão no repouso está tranquilo:
3. Vós me ensinas vosso caminho para a vida;junto a vós, felicidade sem limites, delíciaeterna e alegria ao vosso lado!

Terceira Leitura Ex 14,15-15,1. O coração daqueles que não pertecem à Verdade a perseguem para torná-la prisioneira da injustiça, no entanto, nesta noite Deus, através de seu anjo coloca no encalço daqueles que possuem a verdade uma núvem para iluminar o seus caminhos, ao passo que para os perseguidores ela se transforma em cegueira.

Salmo Ex 15: Celebremos a vitória da Luz sobre as sombras: O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mimlibertação

Quarta Leitura Is 54,4-14: O Senhor após o tempo da vinda do seu Filho, agora lembrou-se novamente da sua misericórdia pelo seu povo: Como fiz nos dias de Noé, a quemjurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. Podem osmontes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.
Todos os teus filhos serão discípulos do Senhor, teus filhos possuirão muita paz; terás a justiça por fundamento.

Salmo 29: O Senhor lembrou de seu povo e tirou dele todo o seu julgo: 1.Eu vos exalto, ó Senhor, pois melivrastes,e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes,quando estava já morrendo!

Quinta Leitura Is 55,1-11: Buscai o Senhor enquanto ele se deixa encontrar, o Senhor chama aqueles que são amigos da verdade para que nela institua todo o seu proceder: Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graçasconcedidas a Davi

Salmo Is 12,6: A nossa alegria está no Senhor, pois ele fez por nós maravilhas: Exultai cantando alegres,habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel.

Sexta Leitura Br 3,9-15.32-4,4. Deixai-se ser amado por Deus, recebei o bem que Ele te oferece, segui os teus caminhos e terá a vida: A sabedoria é oLivro dos mandamentos de Deus, é a lei que permanece para sempre. Todos os que a seguem, têm a vida, e os que a abandonam, têm a morte. 2 Volta-te, Jacó, e abraça-a.

Salmo 18B: Somente no Senhor encontramos a Vida:1. A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. 2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

Sétima Leitura Ez 36,16-17a.18-28: O Senhor se torna soberano no meio dos homens tornando-se a única fonte de justiça:Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor, - oráculo do Senhor Deus –quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós.
Eu vos purificarei de todas as vossas impurezas e de todos os ídolos. 26 Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28 Habitareis no país que eu dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus’”.

Salmo 50: Dai-me de novo um espírito decidido e possamos louvar-vos ó Senhor com todo o nosso coração: Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

Leitura do Novo Testamento Rm 6,3-11. O Cristo Reina sobre aquele que é o herdeiro da Aliança: Assim, vós também considerai-vosmortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.
 

Evangelho Lc 24-1,12: O Amor é mais forte do que a morte, Cristo morreu na Cruz mas com a chama do Amor Eterno mantém a vida, e se mantém vivo no coração daqueles que o amam, Cristo vive, Cristo reina: Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

Músicas Litúrgicas: As músicas deixaremos ao critérios das equipes que servirão no dia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of...

A Mãe no gênero epiceno

Em tempos de pandemia em que a morte vem diariamente rondar a casa de cada um, nos deparamos com algo que faz parte desse cotidiano no momento, a dor e o pavor que todos nós temos da morte, como disse Mário Sérgio Cortella, em uma de suas muitas entrevistas, que: o homem se consola com a morte, mas, jamais se conforma com ela, porque a razão desse inconformismo parece-nos ser revelada nestes tempos de massiva mortandade como surgida pelo dom da matern idade , ou da natureza de ser mãe, criando fissuras no termo como de gênero femini n o para mãe se tornar um termo epiceno, isto é, apropriado para designar o medo da morte causado pelo dom materno seja no homem ou na mulher . Para melhor se entender esse dom materno, trazemos aqui uma comparação feita em 08 de maio de 2005, segundo domingo e dia das mães, em uma homilia dominical, presidida pelo padre e psicologo Pe. Aurélio Pereira, scj, cuja força de suas palavras soou como um trovão a arrebentar o peito, e me deixar sem chão...

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond...