Pular para o conteúdo principal

Celebração da Quinta-Feira Santa - Crisma

A celebração do Domingo de Ramos traz para nós o anúncio daquele que vem em nome do Senhor e trará a boa nova:
O Senhor Deus deu-me língua adestrada,
para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida;
(Is 50,4).a

Na quinta-feira santa, celebramos o sagrado sentido da Boa Nova. 

Primeira Leitura Is 61,1-3a.6a.8b-9: Esta boa nova deve causar em nós a grande alegria da libertação, ao invés de passar despercebida aos nossos ouvidos, como uma palavra morta que não faz sentido em nossas vidas.
O espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu;
enviou-me para dar a boa-nova aos humildes,
(Is 61,1).

Essa boa nova deve nos encher de alegria pois é o Reino de Deus que regerá a terra, a Verdade que se sobrepõe a injustiça, é o ....Santificado seja o vosso Nome em toda a terra e no céu em que diremos juntos no Céu e na Terra Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. 
O ....venha nós o vosso reino na aliança da amizade entre Deus e o homem, .... seja feita a vossa vontade. assim na terra como no ceu, onde a vontade de Deus,  não é um capricho de um governante tirano, mas se refere a comunhão dos homens na verdade e no amor como  a Lei Maior da humanidade, se libertando da mentira, do egoísmo, do espírito predatório, do interesse mesquinho, do interesse individual e todo aquele que é da Verdade e se libertou da escravidão dirá: O senhor é meu Deus (Sl 88,27b), e não mais viverá sob o reino da astúcia, a mentira, o egoísmo, pois agora o Senhor é meu Pai (Sl 88,27).
Bendito aquele que vem em nome do Senhor trazer esta boa nova, eis que ele vem, e vem a nós, eis que está à porta, para:
1c.curar as feridas da alma,
pregar a redenção para os cativos
e a liberdade para os que estão presos;
2.para proclamar o tempo da graça do Senhor
e o dia da vingança do nosso Deus;
para consolar todos os que choram,
3.apara reservar e dar aos que sofrem por Sião
uma coroa, em vez de cinza,
o óleo da alegria, em vez da aflição. (Is 61, 1c-3a).

Salmo 88, 21-22.25.27. A boa nova de Deus é a regência do seu Reino entre nós como prometido ao seu servo Davi:
21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor,
o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22Estará sempre com ele minha mão onipotente, * e meu braço poderoso há de ser a sua força.
A vontadade de Deus não é um interesse de serviência dos súditos ou escravos, mas a partilha do teu amor para conosco e encandecidos por esse amor o compartilhemos entre nós, formando um só corpo, uma só alma, estes são os preceitos de Deus que constituem os princípios que regem o seu Reino:

Segunda Leitura Ap 1,5-8: Eis Aquele que vem trazer a boa nova, eis Aquele que vem para estabelecer o seu Reino sobre todas as nações, Aquele em cuja Constituição Sagrada se funda o direito e a justiça em todo o univeso:

7Olhai! Ele vem com as nuvens,
e todos os olhos o verão
- também aqueles que o traspassaram.
Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele.
Sim. Amém!
8'Eu sou o Alfa e o ômega', diz o Senhor Deus,
'aquele que é, que era e que vem,
o Todo-poderoso'
(Ap 1,7-8).


Evangelho Lc 4,16-21: O Evangelho apresenta para nós Aquele que ao   anunciar a Boa Nova resgata aqueles que estavam sob o reino do mundo injusto e escravizador, que pela redenção, isto é, pela libertação de suas escravidões, mentiras e injustiça, concedeu-lhes a adoção filial (Cf. Gl 4,5b), na aliança que é eterna e, Abrahão continua a gerar herdeiros até os dias de hoje (Gl, 3,29) em que comungamos o Cristo vivo.
E o faz na forma daquele que tem a graça, ou seja, aquele que tem o dom de se deixar se amar por Deus, movido pela fé incondicional de Abrahão como o Cordeiro, assim, não vem como majestade mas como servo ou escravo (Cf. Fl. 2,7), pois a fé move o agir do amigo de Deus para que suas ações alcancem o bem de todos e não para si próprio.


Músicas para a celebração:

Deixamos a  critério das equipes que trabalharão nessa celebração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond