Pular para o conteúdo principal

Domingo da Misericórdia - Segundo Domingo da Páscoa



No segundo domingo da Páscoa somos convidados a refletir a ressurreição no que a Palavra de Deus renova a nossa vida, não como mero pensamento ou como uma ideia do propósito de Cristo no projeto de Deus, mas do Verbo que se faz Carne, ou seja a Palavra que alimenta e me dá vida nova. O que é ser um homem novo? A partir de domingo passado, ainda continuo a me sentir como antes, como o homem velho?

Primeira Leitura At 5,12-16: Vendo os apóstolos percebemos que diante da tragédia humana que assassinou Deus, eles vão às ruas renovados no ardor do Amor de Cristo, vivendo uma vida nova ao invés de um luto ou a vida de lamento, praticando obras que tocam o coração das pessoas pois transformam a Palavra em Vida, isto é, produzem a glória de Deus.

E nós hoje? Vivendo o desemprego, a peste da zika, dengue, H1N1, a covardia da escória humana que mata crianças e inocentes em um parque, a corrupção de um governo que só se interessa por si próprio, a violência que assassina milhares por dia, o planeta que pede socorro, diante de tudo isto a Palavra de Cristo vive em você? Viver para Deus, não quer dizer tê-la em mente, ou tê-la como projeto, mas tornar o Verbo carne em você. Você faz isso agora?

Para responder com sinceridade com você mesmo, feche os teus olhos, sinta o teu coração, e veja se é capaz de pronunciar a seguinte frase: a alegria do Senhor e a nossa força. Se você estiver nesta alegria você é um homem e mulher novos, se não, abra o teu coração para a promessa de Deus que é o teu libertador, o teu protetor cuja a Verdade vence todos esses males, é esta a promessa dele para nós. Creia nesta Verdade e a alegria do Senhor será a tua força e verás com teus próprios olhos que o Senhor faz maravilhas por seu povo: Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos (At 5,12). Isto é a Verdade não a nossa imaginação, por isso viva-a agora ao invéz de guardá-la como um sonho para a eternidade.

Salmo 117: Exulte de alegria, pois, ao nos tornarmos homens novos e vivermos a ressurreição da Vida que estava morta vemos as maravilhas de Deus. Que maravilhas ele fez a nossos olhos!Este é o dia que o Senhor fez para nós, Alegremo-nos e nele exultemos!

Segunda Leitura Ap 1,9-11a.12-13.17-19: O homem novo é capaz de ver o Cristo que vem. Ao tornamos amigos de Cristo Ele se revela para nós, e com isso, somos capazes de reconhecer a sua presença entre nós, a sua voz clamada em todo o universo com sinais e palavras para ecoar em nós a sua grande promessa para o Dia do Senhor, que é a libertação na Cruz levantada na terra que se torna a fonte de todas as verdades, e regerá todas as nações, eliminando para sempre a ciência injusta, o próprio parecer individualista, o comportamento desumano do predatorismo.

Evangelho Jo 20,19-31: Quando vivemos a ressurreição imanados do espírito de um novo homem ou mulher somos regidos pelo Amor, pelos éditos de Cristo, pelas esperança em sua promessa é nisto que temos a dignidade de como Tomé dizer: meu Senhor e meu Deus!


Músicas para a celebração:


Entrada: Por sua morte a morte viu o fim
Ato Penitencia: Senhor, que fazeis passar da morte para a vida CF 2013
Glória: Glória a Deus, lá nos céus e paz aos seus amém! Ir. Miria Kollings
Aclamação: Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)
Solo: Acreditaste Tomé porque me viste.
Felizes os que crêem sem ter visto. Lecionário Dominical e José Raimundo Galvão.
Ofertório: As nossas ofertas de vinho e de pão. Letra: Maria de Fátima de Oliveira/ André J. Zamur
Santo: Santo, Santo, Santo: Adolgo Temme - CF 2014
Comunhão: O Senhor preparou um banquete. Letra: Maria de Fátima de Oliveira/ André J. Zamur
Final: Cristo entrou na minha vida. Dunga






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond