Pular para o conteúdo principal

Celebração da Quinta-Feira Santa - A Ceia do Senhor



A segunda celebração deste dia que teve por precedência a do Crisma, em que se refletiu sobre a Boa Nova nova em nossas vidas, agora celebra a unção de nossos corações pois, somos convidados por Deus, assim como Moisés e o povo de Deus no Egito, a ungir nosso coração para acolher a fé de Abrahão, ou seja inundar nossos corações com a Verdade que é Cristo, para que o Santo seja presente em nossas vidas e o nome do Senhor seja bendito.

Primeira Leitura Ex, 12, 1-8.11-14. Aquele que deseja se libertar da escravidão deve ungir seu coração com o sangue do Cordeiro, isto é, da fé recebida dEle como herança, a fé incondicional ao Amor e à Verdade instituindo-a como um selo da Reino da Paz, que serve para distinguir aqueles que são amigos de Deus daqueles que não o são:
11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor!
13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito.
14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.


Salmo 115: O Reino da Paz e o grito de liberdade que permancia em nosso coração sufocado pelo reino da mentira e da injustiça foi ouvido pelo nosso Libertador, e agora proclamamos:
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

Segunda Leitura 1Cor 11,23-26. Aquele que é o servo de Deus pela fé incondicional, herança de Abrahão, o Cordeiro, transmite aos filhos de Deus a mesma herança que é recebida por todos aqueles que se tornam filho de Deus e herdeiros de Abrahão:
Este cálice é a nova aliança, em meu sangue.
Evangelho Jo 13,1-15: Aquele que é herdeiro de Abrahão, é aquele que não olha para dentro de si como que se o mundo fosse o seu senhor, na comida, no dinheiro, no poder, mas olha para fora de si, em que o único desejo é levar o amor de Deus ao seu próximo, o servir como a resiliência de um cordeiro, pois o bem é o que compõe o propósito da caracteristica que forma a humanidade no ser, o homem foi criado para o bem pois, quase um deus foi criado (Cf. Sl 8).
14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Músicas para a celebração:

Deixamos a critério das equipes que trabalharão nessa celebração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond