Pular para o conteúdo principal

Missa do 5º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Missa do Quinto Domingo do Tempo Comum - Ano C



A Liturgia do V Domingo do Tempo Comum, tem continuidade com a temática do IV Domingo, isto é, ela volta a se referir sobre o acolhimento da palavra de Deus, acolher e dizer sim para Deus.

      Na Liturgia passada, do IV Domingo, a primeira Leitura do Livro de Jeremias fala sobre a pregação do Profeta (que hesitou em anunciá-la) para um povo de coração duro, no Evangelho de São Lucas se vê que o povo se maravilha com a Palavra de Deus, mas Jesus diz que povo não a pratica.

     Para o V Domingo, ao contrário da hesitação de Jeremias temos a disponibilidade de imediato de Isaías : "eis me aqui, envia-me".

Primeira Leitura - Para a Liturgia do 5º Domingo, o acolhimento da Palavra também é lembrado na primeira Leitura que é a do Livro de Isaías, 6,1-2a.3-8. Para entendê-la cremos ser necessário fazer uma reflexão em conjunto com a Bíblia. O Capítulo 6 se refere ao Livro de Emanuel, e a leitura do missal termina assim: "Eis-me aqui, envia-me a mim".
Mas na Bíblia ela continua e Deus diz ao Profeta:
9Vá e dize a este povo:
Podeis ouvir certamente, mas não entedereis;
Podeis ver certamente, mas não comprendereis....

     Ou seja, a Palavra de Deus embora deslumbrante, é pouco vivida pelos ouvidentes, por isso:
Deus nos chama à sua própria bem-aventurança. Este chamado se dirige a cada um pessoalmente, mas também a toda a Igreja, povo novo formado por aqueles que acolheram a promessa e nela vivem na fé [grifo nosso] (CAT 1719).

      Quando nossos olhos se abrem e acolhemos a Palavra de Deus, diante da grandeza de Deus, nos sentimos indignos:

5Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'.


O Salmo é o 137. Novamente, o salmista abre sua alma, revelando-nos que  em seu coração vive Deus:
2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,* 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes* e aumentastes o vigor da minha alma. R.

8Completai em mim a obra começada;* ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada* esta obra que fizeram vossas mãos!

Segunda Leitura Nesta leitura São Paulo dá o testemunho do Evangelho, revelando-nos que a Palavra que que transmitiu é a mesma que ele acolheu em si:

Quero lembrar-vos, irmãos, o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes.
2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmití-vos em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido...


Evangelho: O Evangelho deste domingo é o de São Lucas, 5,1-11, ao qual deixo em destaque a disponibilidade de Pedro ao acolher de imediato a Palavra de Jesus, porque tantas vezes ouvimos a Palavra, mas não atendemos ao seu chamado.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. 
 5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.


Músicas para a celebração


Entrada: A ti meu Deus (DR) - Se colocando diante de Deus com a disposição de servi-lo.

Ao Ato Penitencial e Hino de Louvor vou deixar como opcional, pois nesta semana aqui na Matriz, hora será proclamado, hora será cantado.

Aclamação: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS)

EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO,
A FIM DE QUE DEIS UM FRUTO QUE DURE.
EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO.
AMÉM! ALELUIA, ALELUIA!


Oferendas: De mãos estendidas ofertamos.

Santo: Pelo mesmo critério utilizado no Ato e Hino de Louvor deixei opcional.

Comunhão: Sim eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou....

Final: Quero ouvir teu apelo Senhor


Apresentação para datashow clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond