Pular para o conteúdo principal

Missa do 1º Domingo da Quaresma

     Amados irmãos e irmãs em Cristo, que o amor de nosso Senhor habite o seu coração.

     Faremos a seguir uma breve reflexão para a escolha das músicas do 1º domingo da quaresma do ano C.


     Começamos fazendo uma breve referência à liturgia do último domingo, o 5º domingo do tempo comum, em que Isaías (6,1-2a.3-8) se vê diante do Senhor, deslumbrado pela cauda de suas vestes que cobria todo o templo, até o Céu. Viu também os anjos que clamavam a santidade de Deus, Santo, Santo, Santo é o Senhor, derramando a graça da penetração da Palavra em seu coração.


     Nesse 1º domingo da quaresma iniciamos nossa marcha da caminhada da vida, para que a Palavra produza fruto em nós, devendo ter por primeiro resultado a nossa reconciliação com Deus, que deve refletir em nós, a exemplo de Isaías,  o deslumbre pela santidade de Deus, ao ponto de podermos dizer: vejo o Senhor, ai de mim, pois sou um homem de lábios impuros e tornar nossa obra boa, para que todas as criaturas que a vejam, percebam nela o Amor de um Deus que caminha conosco na sua fiel amizade com este mundo, ou como constumamos falar: que Deus seja glorificado:


1O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:
Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (
19,1-2.11-18)[Liturgia da segunda feira da primeira semana da quaresma).

Primeira Leitura -Dt 26,4-10: Na primeira leitura desse domingo a Palavra é como um impulso que a santidade nos dá para o próximo passo de nossa jornada:

5Dirás, então, na presença do Senhor teu Deus: 'Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente e ali viveu como estrangeiro.

10Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor'. Depois de colocados os frutos diante do Senhor teu Deus, tu te inclinarás em adoração diante dele. 

Salmo 90: Diante do Senhor, com um coração decidido pela graça da Palavra que age em nós, podemos exaltá-lo:

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo* e vive à sombra do Senhor onipotente, 2diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção,* sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.  


Romanos 10-8-13: Que a santidade que se manifesta na glória do templo (Is 6,4) possa nos trazer o discernimento para que a Palavra não seja apenas um sino que retine, nem o barulho de um trovão, ou o estrondo das águas do mar, mas o alimento mais precioso que sustenta as nossas vidas:

Irmãos: 8 O que diz a Escritura? - 'A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração' (Rm 10,8).

Evangelho Lc 4,1-13. O alimento que sustenta nossas vidas, a graça que vem de Deus, quisera meu Senhor, a exemplo de Maria (a irmã de Marta), escolher a melhor parte e deixar de me distrair com as minhas ocupações, para acolher a tua Palavra (Cf. Lc, 10-40):

1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito (Lc 4,1).



Músicas para a liturgia do 1º domingo da quaresma ano C.

      As músicas serão escolhida respeitando a temática da reconciliação, do voltar-se para Deus no sentido da suscitação da santidade (vinde Espírito Santo....), do acolhimento da Palavra no sentido de que ela penetra e muda meu modo de agir, pois, nesse primeiro domingo, para seguir o nosso retiro quaresmal de quarenta dias, precisamos experimentar Deus, viver o Cristo, ter um encontro pessoal com Ele ao ponto de estarmos certos de que: sois o meu Deus, no qual confio inteiramente (Sl 90,2b).


Sinto-me em débito na publicação da nossa expirência na missa de hoje às 7:00, mas, porque Deus, magnificamente misericordioso, nos permitiu publicar um poema, que prefiro compartilhar na forma de vídeo que está aqui: Você não está sozinho

Canto de entrada:Lembra, Senhor, o teu amor - Letra: Reginaldo Veloso Música: Daniel De Angeles - CF 2011.

Ato penitencial: Quero confessar a ti - Ministério de Amor e Adoração.

Aclamação: música de José Weber e Reginaldo Veloso - Hinário Litúrgico
                     Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (Bis).
                 O homem não vive somente de pão,
                 mas de toda a palavra da boca de Deus

                 Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (Bis). 

Oferendas: Volta o teu olhar Senhor - L.: Fr. Telles Ramon do Nascimento, O. de M.M.: Fr. Telles Ramon do Nascimento, O. de M.e João Paulo Ramos Durães - CF 2011.

Santo: Louvação quaresmal



Comunhão: Eu vim para que todos tenham vida - Pe. José Weber, SVD - CF 1974.

Final: Hino da CF 2016


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond