Pular para o conteúdo principal

Missa do 3º Domingo da Quaresma



Seguimos nossa caminha vivenciando a experiência de Deus nos trazida desde o quinto domingo do tempo comum por Isaías: vejo o Senhor. Ai de mim que sou um homem de lábios impuros. A partir dela fomos convidados nas celebrações seguintes, a nos colocar na presença do Senhor pela santidade ao acolher a Palavra de Deus: "A santidade, a perfeição consiste em amar Jeus Cristo, nosso Deus, nosso bem, nosso Salvador (LIGÓRIO, 2002, p. 9), reforçada no segundo domingo da quaresma em que Pedro, Tiago e João presenciam a transfiguração de Cristo no: vejo o Senhor e as leituras nos mostram que pela santidade e pelo nosso voltar a Deus pela misericórdia, selamos com ele uma aliança que nos mantém seguros diante das interpéries que nos desafia a cada dia.

Primeira Leitura Ex 3,1-8a.13-15: Neste terceiro domingo do tempo da quaresma, novamente temos a santidade, que liga a comunicação entre Deus e o homem, ao qual podemos chamar de comunhão, assim como Isaías, agora é Moisés que acolhendo a Palavra manifesta a sua disponibilidade diante da santidade de Deus:

3'Vou aproximar-se desta visão extraordinária, para ver porque a sarça não se consome'.
4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: 'Moisés! Moisés!' Ele respondeu: 'Aqui estou'.
5E Deus disse: 'Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa'.


E o que celebramos neste domingo é novamente a manifestação do amor grandioso de Deus a nos chamar para voltar a Ele: arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1,15), pois, mesmo diante da grandeza de sua santidade, Ele se faz pequeno, pois, poderia simplesmente ignorar o homem, no entando, vem a Moisés e como um devedor comum de grande quantia, se rebaixa para lhe fazer uma promessa de uma nova terra, e, como que diante de um credor desconfiado, elege como fiadores Abrahão, Isaac e Jacó, revelando-nos o imenso amor e interesse por uma criatura que quase sempre o despreza: Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se rebelaram contra mim (Is 1,2).

Salmo 102: Diante da grandeza de tanto amor por nós, somos convidados neste domingo a professar com o salmista o responsório:



O Senhor é bondoso e compassivo.

Segunda Leitura: 1Cor 10,1-6.10-12: São Paulo vem reforçar este tema da dureza do nosso coração, e nos convida ao arrependimento, que não implica no pedir perdão pelos nossos erros, mas no fazer a vontade de Deus: se me amais, observareis meus mandamentos (Jo 14,15);


Alguns imaginam que a perfeição esteja na austeridade de vida, ou na oração, ou no receber sempre os sacreamentos. Estão enganados, A perfeição está em amar Deus com todo o coração (LIGÓRIO, 2002, p. 9)

Nisto se revela a transformação de Deus em nossa vida como a santidade da transfiguração celebrada no segundo domingo da quaresma.

No entanto, ao ser rejeitada, a pessoa não sofre o castigo dos céus, Deus não o condena, crença errada que é refutada por Jesus no Evangelho deste domingo:

'Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa?
3Eu vos digo que não
(Lc 13,2-3) .

O homem ao deixar de acolher a Palavra de Deus, fruto da árvore da vida (Cf. Gn 2,9b) para seguir o seu próprio parecer comendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Cf. Gn 2,9c), ele perde sua comunicação com Deus, que por sua vez provoca a perda da vitalidade capaz de lhe manter vivo nesse caminhada, isto é, certamente morrerás (Cf. Gn 2,17), como a insensatez daquele que mesmo tendo todas as oportunidades para curar a sua doença, a rejeita e prefere definhar nela até a morte, ardendo na carne e no coração todas as dores e sofrimentos, como aponta a segunda leitura, ao nos mostrar o fim daqueles que mesmo diante da apelo amoroso de Deus para restabelecer sua amizade com Ele, e, sob fiança, lhe recusaram acolher sua Palavra:

5No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto (1Cor 10,5).

Evangelho Lc 13,1-9: No Evangelho é possível vermos novamente a figura do credor desconfiado, e de um Deus que insiste, como que um devedor, como dissemos na reflexão do domingo passado, o ofendido indo ao encontro do ofensor, para lhes dizer: acreditem na minha promessa, pois do contrário não vivereis:

E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo' (Lc 13,4-5).

 

Músicas para a celebração

Canto de entrada: Convertei-vos e crede no Evangelho - L. e M.: Frei Luis Turra - CF 2013.
 

Ato Penitencial: Senhor, que fazeis passar da morte para a vida. L.: Missal Romano M.: Pe. Jair Costa - CF 2013.

Aclamação:Aclamação: música de José Weber e Reginaldo Veloso - Hinário Litúrgico
                      Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (Bis).
                 Jesus começou a pregar e dizer:
                 Eis o reino a chegar, povo meu, convertei-vos!

                 Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (Bis).

 
Oferendas: Bendito és tu, ó Deus criador: L.: Fr. J. M. Cadenassi, ofmcap M.: Pe. Ney Brasil Pereira - CF 2008.

Santo: opcional ou louvação quaresmal
 
Comunhão: Vem meu povo ao banquete da vida: L.: Pe. José Antonio de Oliveira M.: Adenor Leonardo Terra - CF 2014.

Final: Hino da CF 2016.

REFERÊNCIAS

LIGÓRIO, Santo Afonso de. A prática do amor a Jesus Cristo. Aparecida: Santuário, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond