Pular para o conteúdo principal

Segunda-feira, seja bem-vinda!


Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos
de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças.
Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos.
Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor:

Ofertamos o homem que chora,
não vendo a aurora do mundo em mudança.
E o ofertamos a esperança,
dos que descobrem a Ressurreição (SIGRIST e HADDAD, s/d)[1].

E, sob o peso das lágrimas, meu monte se torna firme, reerguendo minha cabeça e cheio de confiança digo:

Eu levanto os meus olhos para os montes:*
de onde pode vir o meu socorro?
'Do Senhor é que me vem o meu socorro,*
do Senhor que fez o céu e fez a terra!'.

Ele não deixa tropeçarem os meus pés,*
e não dorme quem te guarda e te vigia.
Oh! não! ele não dorme nem cochila,*
aquele que é o guarda de Israel!.

O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,*
é uma sombra protetora à tua direita.
Não vai ferir-te o sol durante o dia,*
nem a lua através de toda a noite..

O Senhor te guardará de todo o mal,*
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
Deus te guarda na partida e na chegada.*
Ele te guarda desde agora e para sempre! (Sl 120, 1-8).

Ao descobrimos a grandeza desse monte, na certeza de que "é do Senhor que vem o meu socorro, que fez o céu e fez a terra",  reconhecemos que jamais estamos só, pois, nosso monte alcançou as nuvens, e na paz e alegria, percebemos a certeza da vida que nos alimenta, por isso, já não deixaremos que nenhum abismo venha abalar esse monte “get off my cloud”.



Referências:
SIGRIST e HADDAD, A. Ofertamos ao Senhor um mundo novo. Canto litúrgico pascal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond