Pular para o conteúdo principal

A alegria que veio ao nosso encontro

Vivendo em meio a uma turbilhão de mudanças, a cada hora me deparando com uma experiência inédita na história do mundo, a sensação que nos dá é a aquela que sentia a mãe de um amigo meu: "isso parece o fim do mundo"!
Nessa terça-feira meu coração estava quebrantado, pesado e cheio de tristeza, pois diante de uma avalanche, embora esteja empenhando todos os meus esforços, a sensação era que eu não tinha feito nada e nada podia fazer, e olhava para o horizonte a perguntar: o que nos resta, pois todos os esforços parecem inúteis?
Seguindo para minha celebração matinal doméstica, a resposta, como uma hóstia, veio comungar em mim, e aliviou meu coração, ao iniciar a Primeira Leitura cuja Palavra foi a seguinte:

Caríssimos:
Esperais com anseio a vinda do Dia de Deus,
quando os céus em chama se vão derreter,
e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão?
O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa,
são novos céus e uma nova terra,
onde habitará a justiça (2Pd 3,12-13).

Como um bálsamo meu coração se alegrou, pois, logo em seguida, providencialmente me deparei com a própria promessa:

Sim! Vou criar novo céu e nova terra! As coisas antigas nunca mais serão lembradas, jamais voltarão ao pensamento.
Mas haverá alegria e festa permanentes, coisas que vou criar, pois farei de Jerusalém
uma festa, do meu povo, uma alegria.
Eu farei festa por Jerusalém, terei alegria no meu povo. Ali não mais se ouvirá o soluçar do choro nem o suspirar dos gemidos.
Não haverá ali crianças que só vivam alguns dias, nem adultos que não completem os seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos. Não alcançar os cem anos será maldição.
Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer.
Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho.
Ninguém trabalhará sem proveito, ninguém vai gerar filhos para morrerem antes do tempo, porque esta é a geração dos abençoados do SENHOR, ela e seus descendentes.

E, então, antes que me chamem, já estou respondendo, ao começarem a falar, já estou atendendo.
Lobo e cordeiro pastarão juntos, o leão comerá capim junto com o boi, quanto à serpente, a terra será seu alimento. Ninguém fará o mal, ninguém pensará em prejudicar na minha santa montanha” – diz o SENHOR (Is 65, 17-25).

Se você tem se de justiça, tenha a certeza que será saciado, pois a palavra do Senhor não está algemada (2Tm 2,9).

Alegrai-vos, repito alegrai-vos, o Senhor está perto (Ef 4,4), permaneça vivo e pulsante (alive and kicking).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond