Pular para o conteúdo principal

Enterrando as tuas misérias: Celebração de Pentecostes - Ano A

Do céu há um barulho: “de repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam” (At. 2,2), produzido por um brilho como o de uma faísca de um palito de fósforo, com 5 milésimos de segundo, mas com uma energia que o sol demora 10.000 anos para produzir, os estouros de rádios (fast radios bursts), são 18 faíscas que atrevessaramm o centro da Via Láctea, como as faíscas que atravessam o sacrifício de Abrahão: “então apareceram línguas como de fogo” (At. 2,3), que confundiram os sábios anstrônomos: “quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos” (At 2,6), e perguntaram: o que é tão poderoso para produzir algo assim? “Cheios de espanto e de admiração, diziam: 'esses homens que estão falando não são todos galileus? (At 2,7), mas, alegrou os humildes, são línguas de fogo a dizer para o povo de Deus que ele é Soberano: “todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” (At 2,11), e os confins do universo O contemplaram.
Para o cristão não há dúvida, é um grande sinal no céu: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande” (Sl 103,1a-1b), dizendo ao homem que Deus não se esqueceu dele, embora ele rejeite a Deus: “Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras” (Sl 103,24a).
No grande amor que Deus tem pelo homem, ele ignora a sua cegueira, a sua miséria de espírito, e vai ao seu encontro, na graça do ofendido ir ao encontro do ofensor, na graça do ferido, cheio de amor, ir ao encontro da mão que lhe ataca, e, Deus lhe derrama a Vida, não mais como perdão, pois a ofensa já é passado, mas agora, restabelecendo a amizade, como nos tempos em que Adão falava com Deus todas as tardes, nos diálogos de Noé, ou, como Moisés lembrando Deus de sua aliança com o povo, ou ainda, como nos discursos de Abrahão em favor de Sodoma e Gomorra, sob a forma do Espírito Santo: “fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito (1Cor 12,13).
Um novo Espírito a conduzir o homem pela Verdade, um novo Espírito a levar o homem à presença de Deus, um novo Espírito a renovar a face da Terra: 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos' (Jo 20,23), um novo Espírito a criar um mundo novo: “que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!” (Sl 103, 33-34).

Música para a celebração da liturgia de Domingo 04 de junho de 2017, missa das 7:00 horas - PSCJTaubaté – Igreja Matriz

Canto de Entrada: Vem espírito de amor. Eliana Ribeiro
Ato Penitencial: Quantas vezes quis tudo para mim. D.R.
Glória: Glória a Deus nos Altos Céus: Ir. Miria Kollings
Sequência: A nós descei Divina Luz. D.R.
Canto de Aclamação: O meu espírito conduz. D.R.
Canto de Ofertório: As sementes que me destes. D.R.
Canto de Comunhão: Sim eu quero. D.R.
Canto Final: Cristo entrou em minha vida: Dunga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond