Pular para o conteúdo principal

Se deixar ir por um caminho inexplicável: 3º Domingo da Páscoa

Liturgia do 3º Domingo da Páscoa - Ano A

Alguém te amou…. te amou muito..., ao ponto de dar a vida por você.
'Homens de Israel, escutai estas palavras:
Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus,
junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais
que Deus realizou, por meio dele, entre vós.
Tudo isto vós bem o sabeis. (At 2,22)

Como uma mãe que vendo seu filho entregue à morte, lança-se à frente da vítima como um escudo, e entrega sua vida pelo filho.

Sabeis que fostes resgatados
da vida fútil herdada de vossos pais,
não por meio de coisas perecíveis,
como a prata ou o ouro,
mas pelo precioso sangue de Cristo,
como de um cordeiro sem mancha nem defeito. (1Pd 1,18-19)

Você é capaz de sentir esse amor? O que te impede de sentir esse amor?

Uma visão distorcida de Deus como entidade castigadora? Uma visão distorcida da figura paterna ou materna? Ou, o pecado que ainda resiste em você?

A crucificação de Jesus apagou os nossos pecados, que são muitos, abriu-nos a porta da salvação e, nós que agonizavamos no mundo da morte, fomos religados novamente em Deus: “Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus” (1Pd 1,21), mas, é preciso que você tome posse desta promessa, que aceite este sacrifício em teu coração, de forma viva.
Aceitar esse amor nos leva à uma mudança de vida, para um caminho que para nós é obscuro, nele os pensamentos não predominam, renunciamos a condução de nossas vidas pela explicação, pela razão, pela visão, pela certeza dos olhos, e mergulhamos no mundo da fé, do acreditar naquilo em que não se domina, não se vê: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!'(Sl 15,1-2).
Conduzir-se pela fé não é esperar uma explicação clara do que Deus quer de nós, pois ai já não seria mais a fé, mas a pura razão, assim, o caminhar na fé é seguir na certeza de que Deus provém as nossas necessidades, sem compreendê-las, sem calculá-las: “tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo” (Sl 15,8), enquanto nos ocupamos em fazer a sua vontade, construindo o Reino que ele planejou conosco, pois, Cristo fazendo-se igual a um nós, se manteve firme na fé e com isso venceu à morte de cruz, e manifesta agora a nós a sua glória, dando-nos um testemunho da fidelidade de Deus àquele que vive na fé:

Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono.
É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras:
Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção (At 2,29-32).

Viver na fé é entregar-se ao amor, viver no amor, e como os caminhos do amor não se explica, se vive, a fé não é um jeito de se desvendar os mistérios de Deus: “como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” (Lc 24,25), mas sim de experimentá-los pela vivência do dia a dia.
Portanto, que nossa caminhada em Cristo não seja uma ilusão de que ao retomarmos nossa amizade com Deus teremos a explicação para a sabedoria da vida, pois o mistério da fé não coube à adminstração do homem, mas, tão somente, à vontade de Deus,
E,  o amor jamais será explicável, pois, ele se faz por sentimentos e emoções, cuja a grandeza desta santidade, nos mantém firme na certeza de que Deus não muda seus pensamentos, não decepciona aqueles que nele acreditaram,
Assim,  glorificado pelo que vive na fé, é dado os testemunhos por aqueles que o seguem, colocando em suas bocas a profissão de fé: “realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” (Lc 24,34).

Música para a celebração da liturgia Domingo 30 de abril de 2017, missa das 7:00 horas da manhã PSCJTaubaté – Igreja Matriz
Canto de entrada: O Senhor Ressurgiu Pe. Ney Brasil
Ato penitencial: Senhor vós sois o caminho: Pe. José de Freitas Campos e Marcos R M Malta
Hino de Louvor: Glória a Deus nos Altos Céus – Irmã Miria Kolling
Aclamação: Aleluia, Revelai-nos o sentido da escritura; Fazei o nosso coração arder, quando falardes – Eliomar Ribeiro.
Canto de Ofertório: Em procissão vão o pão e o vinho: D.R.
Comunhão: O Senhor preparou um banquete: Maria de Fátima Oliveira e André J. Zamur
Final: Glória Somos livres de verdade - DR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond