Pular para o conteúdo principal

Liturgia da Quinta-Feira Santa


Missa do Santo Crisma

Na caminhada da vida, o mundo optou por seguir seu próprio parecer, e, por isso, sofre as consequências de seu coração perverso pois, em seus frutos, abundou a morte do meio ambiente, com a extinção de espécies e a morte do próprio homem, além disso, abundou também, a violência, a escravidão, a injustiça, a exploração.
Um reino em que o choro do inocente é abafado pela opressão e, seguir a Verdade, é para loucos que sonham com uma utopia, a utopia na voz solitária daqueles que se ridicularizam, porque seguem a promessa de reino do Amor, do respeito ao próximo, do respeito as outras criaturas, do respeito à natureza, carregam em si um dom:o Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu” (Is 61,1).
Loucos de amor, crêem que nisso tudo está a Verdade, pois a Verdade é o amor encandecido nas suas almas pelo soberano deste Reino, por seu Senhor, e, por isso, renunciam ao seu próprio parecer: “cantarei para sempre o amor do Senhor, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade” (Sl 88, 2), para cegamente, amar uma promessa de amor: “Eu os recompensarei por suas obras segundo a verdade, e farei com eles uma aliança perpétua (Is 61, 8), que os movem a se entregarem ao amor, e do próprio amor fazerem o alimento de suas vidas, lembrando a fidelidade de Davi, e gerando pelo mesmo amor, o selo da herança de Abrahão: “Sua descendência será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus” (Is 61,9).
Brilham como pérolas, mas estão imerso no lamaçal do curral, do chiqueiro, nos esgotos das indústrias, dos rios poluídos, pois perderam sua dignidade no mundo, são tratados como nada, de seus recursos são despojados, ainda que pelo direito seja reconhecida a sua cidadania, mas, por injustiça são tratados como escravos, parecem um bando de fracos, tolos, dominado pelo reino dos espertos e dos astutos, por isso, para que a Verdade se mantenha viva no tempo do Senhor, em seus socorros grita a voz de seu Soberano:
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos, e aos cegos, a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4,18-21).
Com os seus estás e estarás todos os dias de todos os tempos.

Missa verpertina – Quinta-Feira Santa

A liturgia vem a apresentar ao homem o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. O Cordeiro é chamado de Cordeiro pois simboliza no servo, a incondicional submissão, a mansidão, a humildade, ao qual, por não integrar as leituras do dia, pedimos licença para emprestar a leitura de Isaías que o descreve com clareza:
Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito; não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam (Is 42, 1-4).
A liturgia convida o homem para entregar-se à Verdade sem se abater, sem a malícia, sem reclamar, sem impor, mas tão somente como a um cordeiro, com um coração manso e humilde encandecido pelo amor: “Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa” (Ex 12,2-3).
Assim, faremos memória ao Cordeiro, pois, a memória que o homem faz ao cálice do Corpo e do Sangue do Senhor é a sua fidelidade ao amor e à Verdade: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da Ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória” (1Cor 11, 24-25), porque a memória de seu Corpo é a memória da entrega por amor a você, e a memória do seu sangue é, também, a memória da entrega por amor a você, assim, não olheis com piedade para o sangue físico ou a dor física de um homem mutilado, mas olheis com gratidão para purificação de tua vida, pela entrega do amor de seu Senhor, que sendo Deus, se fez como escravo selando no amor, a aliança humano-divino, purificando-te no seu sangue:
Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor.
É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, mas me quebrastes os grilhões da escravidão.
Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o santo nome do Senhor: Vou cumprir minhas promessas ao Senhor, na presença de seu povo reunido (Sl 115,1-3).
Por isso, não tomarás parte com o teu Senhor sem ter um um coração abrasado de amor, e, não se por como servo, obediente como o Cordeiro, prostrado aos pés do mundo: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13, 13-15).

A vida está no amor, no amor está a Verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond