Pular para o conteúdo principal

Reciprocidade: reconhecendo a própria dignidade


O homem decidiu seguir seu próprio caminho, cercou-se da certeza das ciências, assim, para ele, tudo passou a ser questão de planejamento, estratégia, sente-se dominador e dono de seu próprio destino. Mas, seu Juízo é limitado, embora cheio de conhecimento tantas vezes se vê na escuridão, perdido em seu rumo: “é verdade que existe uma crise econômica, uma crise cultural, uma crise da fé, mas no fundo é a pessoa humana a estar em perigo” (Papa Francisco).
Deus, ao ver o homem entregue à morte, tem seu íntimo abalado, porque sofre como um pai que perde um filho, ou, como uma mãe que perde um filho, pois, seu amor por nós é incondicional, desde que Deus é Deus amou você, por isso, a sabedoria de Deus trazida pela liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum, convida o homem para um caminho seguro, abraçando reciprocidade.
A reciprocidade é a vivência do Amor, que produz o milagre da vida como o antídoto para o veneno da serpente que mata o homem, e quando esse Amor se estabelece entre Deus e o homem, há uma total comunicação de sentimentos, em que Deus e o homem produzem entre si, a troca recíproca do amar, do querer o bem: “é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão” (CAT nº. 1829).
A reciprocidade, por primeiro, se inicia com a relação de Amor entre Deus e o homem: “Ele nos amou primeiro” (1Jo 19,4), porque ninguém pode dar aquilo que não tem, e o homem ao acolher esse Amor, tem seus olhos aberto para reconhecer Deus como Pai: “DEUS, RICO EM MISERICÓRDIA é Aquele que Jesus Cristo nos revelou como Pai e que Ele, seu próprio Filho, nos manifestou e deu a conhecer em Si mesmo” (João Paulo II – Dives in Misericordia).
Portanto, a reciprocidade se inicia com a comunhão entre Deus e o homem, cuja a graça se manifesta no coração humano gerando nele a capacidade de reconhecer o Amor incondicional do Pai por cada um de seus filhos: “nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus” (Lc 24,31), e, o coração do homem, cheio de amor, carrega em si a necessidade e vontade de amar Deus sobre todas as coisas.
O segundo pilar da reciprocidade está na relação entre o homem e seu semelhante, que se inicia com o reconhecimento da dignidade do próximo como filho de Deus, fazer ao próximo o que gostaria que fizesse a si mesmo, não é um tratamento pessoal, mas é a consequência da partilha do Amor recebido do Pai, ou seja, do Amor que o Pai me dá eu reparto contigo, pois, a grandeza da graça de Deus é abundante demais para permanecer em um coração só, ela precisa ser partilhada, pois, representa a Vida que está em toda a criação.

Cantos para a missa do 26º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Canto de Entrada: A ti meu Deus – Frei Fabreti
Ato penitencial: “Pelo irmão que não amei” Pe. Pedro Brito Guimarães
Aclamação: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia: Minhas ovelhas escutam minha voz. Minha voz então elas a escutar. Eu conheço, então, minhas ovelhas, Que me seguem, comigo a caminhar!
Apresentação das Oferendas. No teu altar Senhor. Ir. Miria Kollings
Comunhão: Eu vim para que todos tenham vida. Pe. José Weber
Final: Cristo entrou em minha vida Dunga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond