Pular para o conteúdo principal

Onde estão os fortes?


A cada dia que acordo, vejo no sol, o doce olhar de Deus, e ele me envolve como se eu estivesse apaixonado, pois sinto todo o fulgor de seu amor em meu peito, Ele recobra minhas forças e me faz levantar, me traz diante dos olhos a grandeza de suas obras, no
sorriso das pessoas, na sinfonia matinal do louvor dos pássaros, e me dá a certeza de sua mão a me embalar na esperança do olhar sobre todos os sonhos que lhe apresento a cada manhã: “não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem devas mostrar que teu julgamento não foi injusto” (Sb 12,13).
Mas é difícil se manter fiel diante de um mundo que parece morto: “enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora (Mt 13,25)”, nas guerrilhas das ruas, na violência covarde contra o idoso, contra o bebê no ventre da mãe, dos doentes que esperam atendimento médico, no egoísmo dos representantes do povo que administram covardemente em troca do puro interesse próprio, do empresário ganancioso que faz qualquer atrocidade para garantir seu lucro e não se importam com o sofrimento do povo, mas, o mundo de Deus não está morto, o reino de Deus está escondido daqueles que não são amigos de Deus: “abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo (Mt 35b)”.
E o grito de Deus é mais forte, e em meio a desumanidade sua voz vem chamar a atenção de seus fiéis para que olhem para a sua misericórdia: “vós, porém, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão. Tende pena e olhai para mim!” (Sl 85, 15-16a).
Confirmai com vigor vosso servo, pois Ele não abandona aqueles que são seus: “sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor (Sl 85,10)!”. E se muitas vezes perdemos a capacidade de rezar, de acreditar em meio a tanta covardia do espírito imundo da desumanidade, ele coloca naqueles que são seus, um Espŕito a clamar por justiça: “também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor,com gemidos inefáveis (Rm 8,26)..
Ele nos conduz de volta a simplicidade do amanhacer, dizendo olhai para as pequenas coisas: “o Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas (Mt 31b-31), vejam como eles tomam forma e se transfornam em grandes, da mesma forma que Ele é pacencioso conosco: “Vós, porém, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão” (Sl 85,15), perdoando nossas faltas, ele pede, que tenhamos paciência até que o Amor se instale completamente como Reino: “no entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração: pois quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder” (Sb 13,18), e assim devemos permanecer em tempos de tanta desolação, na certeza de que a Glória de Deus virá, “deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado!” (Mt 13,30).
Senhor, despertai-me neste amanhacer no Amor que dá a vida: “assim procedendo, ensinaste ao teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores” ( Sb 12,19).

Músicas para a celebração da liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 23 de julho de 2017, missa das 7:00 horas - PSCJTaubaté – Igreja Matriz
Canto de entrada: Vamos caminhando lado a lado. Ir. Miria Kollings
Ato Penitencial: Senhor vós sois o caminho: Pe. José de Fretias Campos
Canto de Aclamação: Aleluia, Aleluia, Aleluia: Felizes os que observam a Palavra do Senhor, de reto coração. E que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! CD Liturgia VI – Faixa 20.
Apresentação das Oferendas: Só em ti viver. D.R.
Comunhão: Eu rendo Graças (Por esta paz). J. Thomaz Filho/Frei Fabretti, ofm.
Final: Rainha da Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond