Pular para o conteúdo principal

Fiéis defuntos: o som do silêncio


Eu sinto medo de morrer, não tenho como negar essa grande fragilidade em mim, embora pense esperá-la com serenidade.

Carrego em meu coração todos os meus entes queridos que já se foram, e, diariamente, os apresento em minhas orações, pedindo para que Deus lhe conceda a consolação no lugar onde se encontram.

Sou grato a Deus por nesse dia de finados, me permitir construir, através de sua misericórdia, uma oportunidade de indulgências plenárias para eles (uma porta para o céu), pois, como disse Santo Afonso de Ligório, a alma do falecido é tão frágil que não consegue nem mais pedir por si mesma.

É um estado de silêncio absoluto, que, para nós, que ainda estamos integrados a um corpo, se revela como profunda escuridão, capaz de perceber a alma
Créditos: Pixabay-Arcaion
seguir como caminheiros, para a passagem, na travessia das dimensões das fronteiras que estruturam o universo e o além do universo (1Sm 28,15).

Nessa escuridão, como a consciência do coma, de tão leve, a alma flutua no universo movida pelo viático, na forma de impulsos de energias, que foram construídas antes da morte, pelos seus atos de bondade ou maldade (Mt 6,22-23), que agora, são as únicas substâncias da essência da alma que a compõe como ser imaterial, isto é, o acervo de suas obras.

Depois do último suspiro do corpo, ao expirar, há o mergulho na escuridão, cujo viático de luz, conforta a alma com o doce som do silêncio que canta: hello darkness, my old friend, i've come to talk with you again – olá escuridão,minha velha amiga, vim conversar com você novamente (Simon & Garfunkel, 1964 - Sound of Silence), ao passo que sem ele, desfalecida e faminta de luz, espera pelas orações de seus benfeitores, deste universo ou de além deste universo, cuja rouquidão de sua vontade só pode ser entendida como: urgência….urgência….. me levem para a U.T.I. pois estou gravemente enfermo, tende piedade de mim: das profundezas eu clamo a vós Senhor, escutai a minha vós, se olhardes os meus pecados, quem poderá subsistir (Sl 129, 1.3)?

Neste dia, ofereça a luz ao ente querido, não apenas como flores no túmulo, mas como uma revigorante refeição de luz.

Senhor, confio em tua misericórdia, que zela para que nenhuma alma se perca.
Amém!

Comentários

  1. Nossa, impressionante, não tinha este entendimento e quando citou a musica de Simon, fiquei arrepiado...rs..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond