Pular para o conteúdo principal

Cantos da Liturgia do 2º Domingo da Quaresma - Ano A


A liturgia deste domingo vem nos revelar a grandeza da disponibilidade de um Amigo, que, por sua iniciativa em dar condições dignas de vida, ajuda aos seu amigos de poucos recursos, sem ter interesse, sem emprestar, mas de forma totalmente gratuita, que São Paulo chama de Graças: “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus” (2Tm 1,9).
Mas, o homem tende a olhar mais para o lucro da amizade, do que para a graça dela, tornando-a fria e, da vida em abundância, reina a miserabilidade de um lugar sem a vida, em que todos disputam com violência, as poucas riquezas de vida, transformando as Graças de amor e amizade em um falso deus, ou em um baal, da subsistência pelo lucro e pela riqueza egoísta, pondo nela a garantia de sustento e segurança.
Diante desta terra seca, árida, sem vida, Deus move-se em direção aos seus amigos e, com sua Graça diz a eles: 'Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar” (Gn 12,1b), sai deste mundo em que o homem na sua mediocridade, se vê apenas como um animal mais esperto do que os outros animais, e, esquece da sua dignidade de filhos cheio de humanidade, sai deste reino de miserabilidade para a terra da abundância.
Nesta proposta de Deus para a vida em abundância, cabe ao homem que guarda esta amizade em seu coração: “mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor” (Sl 32,18), voltar-se ao seu Amigo: “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça” (2Tm 1,9) como fez Abraão: “e Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito” (Gn 12,4) que, para estes tempos presentes, a vida em abundância na terra prometida acontece pela: “graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade” (2Tm 1,9c) repetindo a nós, o convite feito a Abraão, para crer na promessa que agora está no Cristo: “'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” (Mt 17,5b), e Deus espera de nós que, assim como fez Abraão, que o sigamos, como o Senhor nos diz hoje para seguir, abandonando este homem velho, medíocre, egoísta, e insensível para um amor tão grande que é gratuito, que é Graças, que é Vida.

Músicas para a Liturgia:
Canto de Entrada: Volta meu povo ao teu Senhor – Letra: Maria de Fátima Oliveira Fr. Telles Ramon, O. de M. Música: Pe. José Weber, SVD. CF 2014
Ato Penitencial: Senhor que fazeis passar da vida para a morte quem ouve a tua Palavra – Letra: Missal Romano, Música: Jair Costa. CF 2013
Aclamação ao Evangelho: Glória a Vós, o Cristo: De uma nuvem brilhante falou Deus, o Pai: “O meu Filho querido, ó povo, escutai!”. Pe. José Carlos Sala. CF 2017.
Canto de Oferendas: Benditos és tu. Letra: Fr. José Moacyr Cadenassi OFM Cap. Música: Pe. Ney Brasil Pereira.
Santo: Santo quaresmal. Pe. Geraldo Leite Bastos.
Comunhão: O Pai teu povo busca vida nova. Letra: Pe. José Antonio de Oliveria, Música: Pe. José Carlos Sala. CF 2013
Final: Hino da Campanha da Fraternidade 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond