Pular para o conteúdo principal

1º de março de 2017, dia do teu aniversário


A vida corrida dos dias de hoje parece que não nos dá tempo nem mesmo para nos emocionarmos, corremos trabalhamos, corremos compramos, corremos dormimos, e nossa vida se torna um vazio de história, uma vazio de fatos, que compõem o acervo de nossas emoções que, por sua vez, dão o sentido de nossa vida:

Preso dentro dessas quatro paredes
Mergulhado sempre em mi mesmo.
Não vendo mais niguém legal de novo
Como você, mamãe, você, mamãe, você (McCARTNEY & McCARTNEY, 1973), [Tradução Nossa].

Na sobrevida dos tempos presentes, se olharmos ao nosso redor, vendo a morte dos rios, da terra, dos sentimentos de humanidade, que faz com que o homem deixe de ser homem para se tornar algo que não se classifica nem como animal, pois, não segue os instintos animais, mas o parecer de um coração transviado, cheio de cobiça, egoísmo, inveja, leva-nos a lembrança da advertência que Deus fez a Adão sobre o comer o fruto da árvore da ciência, quando disse que: “no dia em que dela comer, com certeza você morrerá” (Gn 2,15b), parecendo-nos, que olhamos para uma grande mansão de mortos.

Recomeçar, retornar, reparar, corrigir, decorrem de nossa emoção, de sentimentos, que, talvez, poderiam criar para nós, o sentido da quaresma, mas na nossa loucura de sempre corrermos sob a esperança de se contentar com um dia na praia ou no campo, levamos a vida confinados em um reduto vazio:

Se algum dia eu sair daqui
Penso em doar tudo
Para uma instituição de caridade
Pois, tudo que preciso é um chopp por dia.
Se algum dia eu sair daqui.
Se algum dia nós sairmos daqui (ibid.)

Por isso, ao se recobrar os sentidos, nos deparamos com o dia 1º de março de 2017, início da quaresma, a quarta-feira de cinzas, cujas cinzas constitui um símbolo que te convida a reinflamar os sentimentos em teu coração, sentimentos de regaste da vida, ou do que te dá sentido na vida, através da amizade com alguém, que ao invés de te explorar, lhe garante a abundância.

'Agora, diz o Senhor,
voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos;
rasgai o coração, e não as vestes;
e voltai para o Senhor, vosso Deus; (Jl 2,12-13)

Portanto não se trata de um comportamento hipócrita com a aparência de que se cumpriu todos os deveres diante da sociedade, mas antes de tudo, o resgate do teu coração insensível que te tira a vida e, você já não vive, mas, mal sobrevive, com um coração anestesiado, e agora é convidado novamente para a vida, pois os sentimentos trazem em ti o “viver intensamente”, ou, a vida em abundância.

Criai em mim um coração que seja puro,*
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! (Sl 50, 12-13)

Com um coração vivo, isto é, capaz de sentir, capaz de amar, capaz de compartilhar, capaz de perceber o próximo, capaz sentir a alegria da amizade verdadeira a vida volta a ti

'No momento favorável, eu te ouvi
e no dia da salvação, eu te socorri'.
É agora o momento favorável,
é agora o dia da salvação (2Cor 6,2).

Portanto, “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles
(Mt 6,1), porque não é a eles que você engana mas, a você mesmo, por isso, olhe no fundo de teu coração, de um respiro profundo e exale todo o amor que você tem pela vida, movendo o teu corpo para um sorriso ao teu próximo, um ato de acolhida a alguém que te visita, uma ato de agradecimento, e faça tudo para manter esta fornalha acesa, pois é nesse amor, que a tua vida será vivida com intensidade. Volte a ele, como nos teus tempos de criança.
Recomece, retorne, repare, corrija…...e diga com toda a alegria nele: obrigado pelas cinzas que te faz renascer.

REFERÊNCIAS:
McCARTNEY, Paul. McCARTNEY Linda. Band on the run. In Album Band on the run - Paul McCartney and the Wings, EMI Records, 1973.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond