Pular para o conteúdo principal

11º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Ao acompanhar a homilia na missa do domingo percebemos a grandeza da ação do Espírito Santo sobre o sacerdote, que o inspira a revelar tantas belezas na Palavra Viva de Deus. Por isso, sintimos ser necessário apontar que as reflexões feitas aqui, decorrem também da ação do Espírito Santo, mas na centelha da vivência de um humilde cristão que não tem a pretensão de  superar a grandeza da língua de fogo, na chama que arde no altar.

No 11º domingo do tempo comum a liturgia nos leva a refletir que poucos nos dedicamos a Deus quando nos sentimos seguros. Sim, parece-nos contraditório, mas, quando sentimos que tudo vai bem, tudo está no seu lugar, tudo está conforme queremos, tendemos a nos distrair da amizade com Deus, como nos é mostrado no Evangelho de Jesus:

'Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?' Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais.'

Quando estamos seguros tendemos a visitar pouco Deus e relaxamos nas orações, e reduzimos nossa amizade com Ele, a acídia toma conta de nós como nos mostra a primeira leitura:

Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel, e salvei-te das mãos de Saul. Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores. Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? (2Sm 12,7-9).

Mas, a amizade de Deus conosco é grandiosa, e apesar de todos os nossos defeitos, ele nos purifica sem exigir de nós uma conduta perfeita, ao invés disso, espera de nós apenas uma amizade sincera. Com isso, pede a nós apenas que permaneça no seu amor ao invés de agir de forma impecável nas condutas e leis, dizendo-nos que é pela fé e não pela conduta que somos salvos.

Músicas para a missa.

Serão publicadas no decorrer da semana até o próximo sábado.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Segunda-feira, seja bem-vinda!

Quando as coisas parecem difíceis, quando as saídas parecem cadeias trancadas, quando as correntes parecem pesadas, o caminho a nos guiar se chama “coerência” que é semelhante a espelho a nos dizer “reconheça a você mesmo”, pois, somente olhando para nós mesmos é possível ver quem nós somos de verdade para agirmos com a prudência e conservar nossas forças. Nossas forças renascem porque ao nos vermos como somos de verdade, sem medo ou vergonha de nossa impotência, conseguimos perceber todo o conjunto de sentidos que compõe a nossa vida, ou seja, a verdade nos trouxe um monte de sentidos a nos alegrar, as nos inspirar, as nos reerguer, porque a verdade é nosso monte a estruturar-nos. Assim, na frieza da solidão, do desamparo, da rejeição, do abandono, que quer transformar o meu monte em um abismo, sinistro e cheio de trevas, me impedindo de enxergar outros montes, e, sem haver quem me ajude, oferto a minha dor: Ofertamos o homem que chora, não vendo a aurora do mundo em m

Proposta de Celebração Familiar: Sábado, 13 de junho de 2020

baixar em pdf 1. Começando o dia 1.1 Oração inicial A ti, Senhor, elevo a minha alma, meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos! Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas. Faz-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei. Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre (Sl 25, 1-6). 1.2 Hino de Louvor (opcional) 1.3 Súplica por Israel Senhor, nos deparamos com o Mundo carente de paz, a Paz do Senhor que muito falta a nós, pois estamos atribulados diante de tantas empresas fechando as portas, diante de tantos desempregados, diante de tantos doentes que estão morrendo, e não há quem os ajude, pois, se há algum recurso, ainda que do próprio povo, a eles chegam precariamente e sem paz. E, nestes tempos presentes, cotidiano de penúrias, como aconteceu com o povo cond