Missa do Quinto Domingo do Tempo Comum - Ano C
A Liturgia do V Domingo do Tempo Comum, tem continuidade com a temática do IV Domingo, isto é, ela volta a se referir sobre o acolhimento da palavra de Deus, acolher e dizer sim para Deus.
Na Liturgia passada, do IV Domingo, a primeira Leitura do Livro de Jeremias fala sobre a pregação do Profeta (que hesitou em anunciá-la) para um povo de coração duro, no Evangelho de São Lucas se vê que o povo se maravilha com a Palavra de Deus, mas Jesus diz que povo não a pratica.
Para o V Domingo, ao contrário da hesitação de Jeremias temos a disponibilidade de imediato de Isaías : "eis me aqui, envia-me".
Primeira Leitura - Para a Liturgia do 5º Domingo, o acolhimento da Palavra também é lembrado na primeira Leitura que é a do Livro de Isaías, 6,1-2a.3-8. Para entendê-la cremos ser necessário fazer uma reflexão em conjunto com a Bíblia. O Capítulo 6 se refere ao Livro de Emanuel, e a leitura do missal termina assim: "Eis-me aqui, envia-me a mim".
Mas na Bíblia ela continua e Deus diz ao Profeta:
9Vá e dize a este povo:
Podeis ouvir certamente, mas não entedereis;
Podeis ver certamente, mas não comprendereis....
Ou seja, a Palavra de Deus embora deslumbrante, é pouco vivida pelos ouvidentes, por isso:
Deus nos chama à sua própria bem-aventurança. Este chamado se dirige a cada um pessoalmente, mas também a toda a Igreja, povo novo formado por aqueles que acolheram a promessa e nela vivem na fé [grifo nosso] (CAT 1719).
Quando nossos olhos se abrem e acolhemos a Palavra de Deus, diante da grandeza de Deus, nos sentimos indignos:
5Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'.
O Salmo é o 137. Novamente, o salmista abre sua alma, revelando-nos que em seu coração vive Deus:
2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,* 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes* e aumentastes o vigor da minha alma. R.
8Completai em mim a obra começada;* ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada* esta obra que fizeram vossas mãos!
Segunda Leitura Nesta leitura São Paulo dá o testemunho do Evangelho, revelando-nos que a Palavra que que transmitiu é a mesma que ele acolheu em si:
Quero lembrar-vos, irmãos, o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes.
2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmití-vos em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido...
Evangelho: O Evangelho deste domingo é o de São Lucas, 5,1-11, ao qual deixo em destaque a disponibilidade de Pedro ao acolher de imediato a Palavra de Jesus, porque tantas vezes ouvimos a Palavra, mas não atendemos ao seu chamado.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'.
5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.
Músicas para a celebração
Entrada: A ti meu Deus (DR) - Se colocando diante de Deus com a disposição de servi-lo.
Ao Ato Penitencial e Hino de Louvor vou deixar como opcional, pois nesta semana aqui na Matriz, hora será proclamado, hora será cantado.
Aclamação: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS)
EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO,
A FIM DE QUE DEIS UM FRUTO QUE DURE.
EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO.
AMÉM! ALELUIA, ALELUIA!
Oferendas: De mãos estendidas ofertamos.
Santo: Pelo mesmo critério utilizado no Ato e Hino de Louvor deixei opcional.
Comunhão: Sim eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou....
Final: Quero ouvir teu apelo Senhor
Apresentação para datashow clique aqui
Comentários
Postar um comentário