Pular para o conteúdo principal

Missa do 5º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Missa do Quinto Domingo do Tempo Comum - Ano C



A Liturgia do V Domingo do Tempo Comum, tem continuidade com a temática do IV Domingo, isto é, ela volta a se referir sobre o acolhimento da palavra de Deus, acolher e dizer sim para Deus.

      Na Liturgia passada, do IV Domingo, a primeira Leitura do Livro de Jeremias fala sobre a pregação do Profeta (que hesitou em anunciá-la) para um povo de coração duro, no Evangelho de São Lucas se vê que o povo se maravilha com a Palavra de Deus, mas Jesus diz que povo não a pratica.

     Para o V Domingo, ao contrário da hesitação de Jeremias temos a disponibilidade de imediato de Isaías : "eis me aqui, envia-me".

Primeira Leitura - Para a Liturgia do 5º Domingo, o acolhimento da Palavra também é lembrado na primeira Leitura que é a do Livro de Isaías, 6,1-2a.3-8. Para entendê-la cremos ser necessário fazer uma reflexão em conjunto com a Bíblia. O Capítulo 6 se refere ao Livro de Emanuel, e a leitura do missal termina assim: "Eis-me aqui, envia-me a mim".
Mas na Bíblia ela continua e Deus diz ao Profeta:
9Vá e dize a este povo:
Podeis ouvir certamente, mas não entedereis;
Podeis ver certamente, mas não comprendereis....

     Ou seja, a Palavra de Deus embora deslumbrante, é pouco vivida pelos ouvidentes, por isso:
Deus nos chama à sua própria bem-aventurança. Este chamado se dirige a cada um pessoalmente, mas também a toda a Igreja, povo novo formado por aqueles que acolheram a promessa e nela vivem na fé [grifo nosso] (CAT 1719).

      Quando nossos olhos se abrem e acolhemos a Palavra de Deus, diante da grandeza de Deus, nos sentimos indignos:

5Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'.


O Salmo é o 137. Novamente, o salmista abre sua alma, revelando-nos que  em seu coração vive Deus:
2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,* 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes* e aumentastes o vigor da minha alma. R.

8Completai em mim a obra começada;* ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada* esta obra que fizeram vossas mãos!

Segunda Leitura Nesta leitura São Paulo dá o testemunho do Evangelho, revelando-nos que a Palavra que que transmitiu é a mesma que ele acolheu em si:

Quero lembrar-vos, irmãos, o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes.
2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmití-vos em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido...


Evangelho: O Evangelho deste domingo é o de São Lucas, 5,1-11, ao qual deixo em destaque a disponibilidade de Pedro ao acolher de imediato a Palavra de Jesus, porque tantas vezes ouvimos a Palavra, mas não atendemos ao seu chamado.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. 
 5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.


Músicas para a celebração


Entrada: A ti meu Deus (DR) - Se colocando diante de Deus com a disposição de servi-lo.

Ao Ato Penitencial e Hino de Louvor vou deixar como opcional, pois nesta semana aqui na Matriz, hora será proclamado, hora será cantado.

Aclamação: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS)

EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO,
A FIM DE QUE DEIS UM FRUTO QUE DURE.
EU VOS ESCOLHI FOI DO MEIO DO MUNDO.
AMÉM! ALELUIA, ALELUIA!


Oferendas: De mãos estendidas ofertamos.

Santo: Pelo mesmo critério utilizado no Ato e Hino de Louvor deixei opcional.

Comunhão: Sim eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou....

Final: Quero ouvir teu apelo Senhor


Apresentação para datashow clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Falta do dinheiro:cuidados contra o infarto e depressão

1. 1 A conjuntura do agora Os efeitos da pandemia vivenciado nos tempos presentes além de provocar a batalha nas linhas medicinais, nos faz enfrentar outro grande desafio, o comprometimento dos recursos financeiros. Há muitas famílias neste momento que estão sem sustento, muitos negócios estão a beira do abismo, nos deixando apreensivos e angustiados, porque sem dinheiro, a sensação que dá é a de que “não conseguimos respirar”, como se vê no dilema registrado pela Associação de Lojistas de Shoppings de Minas Gerais: “ Até o momento, segundo França, já foram fechadas de forma definitiva ou estão em processo de encerramento 1,5 mil lojas e demitidos 10 mil trabalhadores nos shoppings de Minas Gerais. ‘ Estamos muito preocupados com a situação. Os lojistas estão sem faturamento e os custos fixos são elevados. Além disso, o crédito disponibilizado para capital de giro não chega ao empreendedor. Os bancos, devido ao receio de inadimplência, estão com muitas exigências e juros

Acusamos o governo fazendo exatamente a mesma coisa que ele

O povo grita... governo fascista, não quer ser transparente, não quer divulgar a verdade, porque é muito fácil apontar o erro dos outros, porque é um jeito de esconder os próprios erros, como já diziam os perversos “a melhor defesa é o ataque”. E como ponto de partida, nos valemos das palavras do Jornalista Ricardo Amorin, no seu perfil de rede social, de domingo 07 de junho, quando comentou a solução governamental como: se se identifica a febre, quebre o termômetro e acabou o problema, e, ainda, as palavras do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na entrevista concedida à Globonews nesta segunda feira, 08 de junho, ao dizer que o governo quando se deparou com a má notícia, deu como solução, matar o carteiro, pode-se dizer que tudo isso, é o efeito da gélida indiferença e severo egocentrismo da sociedade líquida de Zygmunt Bauman, em que nada importa, a não ser o eu mesmo, dentro de um mundo que se tornou ilusão na virtualidade, ou, realidade introspec