Pular para o conteúdo principal

4º Domingo da Páscoa


Deus nos convida a tomar posse do seu amor, um amor que nos é destinado desde toda a eternidade, pois ele nos amou primeiro (Cf. Jr 21,3), e, se decidimos seguir o caminho de Deus para alcançarmos a sua justiça que se funda no amor, nos ligamos a seu Filho unigênito Jesus Cristo: quem me ama será amado pelo Pai (Jo 16,27).
Assim, aqueles que estão ligados a Jesus Cristo com o amor, realizam pela Verdade, a justiça de Deus na terra,  e esta Verdade é que celebramos neste quarto domingo sendo chamados a escolhê-la como preceito de nossas vidas para a realização do amor.

Primeira Leitura At 13,14.43-52: Cristo é a Verdade contida na Palavra assim ele é a Verdade e é também a Palavra: Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região (At 14,49), mas aqueles que escolhem a autosuficiência colocando sua esperança no próprio parecer, rejeitaram a Verdade: Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. (At 14,46). E Deus na sua eterna aliança de amizade com o homem não cessa de oferecer-lhe o Amor chamando os seus para levar seu Filho Jesus a todas as pessoas: Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: 'Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra' (At 14,47).

Salmo 99: Para aqueles que escolhem o caminho da Verdade este reconhecem o Pai, este  Deus que nos amou desde toda a eternidade pois nos amou primeiro (Cf. Jr 21,3):  Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho (Sl 99,3).


Segunda Leitura Ap 7,9.14b-17: Aqueles que escolheram a Verdade permaneceram no amor de Deus constituindo o seu Reino de Amor:
vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar.  Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida (Ap 7,9.17).


Evangelho Jo 10,27-30: Aquele que é da Verdade reconhece o Filho de Deus e a ele pertence: As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai (Jo 10,27.29). Tome posse desse amor, deixe-se ser amado por Deus e revista-se da vida plena que nasce da Verdade.


Músicas para a missa.


Canto de Entrada: O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!. Pe. Ney Brasil

Ato Penitencial: Perdão, Senhor, pelas vezes que sufocamos a vossa Palavra - L&M: Casimiro Vidal Nogueira.

Hino de Louvor: Glória, Gloria, Glória, Aleluia!

Aclamação: Aleluia, Aleluia, aleluia, aleluia:
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor/ Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. link para ouvir o canto. L.: Lecionário Dominical M.: José Raimundo Galvão


Oferendas: Cristo é o Dom do Pai - Ir. Miria Kolling: Link para ouvir o canto

Santo: O santo, o justo, o verdadeiro Deus. Texto adaptado do Missal Romano/ Música: Ir. Míria Therezinha Kolling

Comunhão: Estás entre nós (Tu és minha vida). L. Paulo César de Oliveira

Final: Tomado pela mão com Jesus eu vou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Falta do dinheiro:cuidados contra o infarto e depressão

1. 1 A conjuntura do agora Os efeitos da pandemia vivenciado nos tempos presentes além de provocar a batalha nas linhas medicinais, nos faz enfrentar outro grande desafio, o comprometimento dos recursos financeiros. Há muitas famílias neste momento que estão sem sustento, muitos negócios estão a beira do abismo, nos deixando apreensivos e angustiados, porque sem dinheiro, a sensação que dá é a de que “não conseguimos respirar”, como se vê no dilema registrado pela Associação de Lojistas de Shoppings de Minas Gerais: “ Até o momento, segundo França, já foram fechadas de forma definitiva ou estão em processo de encerramento 1,5 mil lojas e demitidos 10 mil trabalhadores nos shoppings de Minas Gerais. ‘ Estamos muito preocupados com a situação. Os lojistas estão sem faturamento e os custos fixos são elevados. Além disso, o crédito disponibilizado para capital de giro não chega ao empreendedor. Os bancos, devido ao receio de inadimplência, estão com muitas exigências e juros

Acusamos o governo fazendo exatamente a mesma coisa que ele

O povo grita... governo fascista, não quer ser transparente, não quer divulgar a verdade, porque é muito fácil apontar o erro dos outros, porque é um jeito de esconder os próprios erros, como já diziam os perversos “a melhor defesa é o ataque”. E como ponto de partida, nos valemos das palavras do Jornalista Ricardo Amorin, no seu perfil de rede social, de domingo 07 de junho, quando comentou a solução governamental como: se se identifica a febre, quebre o termômetro e acabou o problema, e, ainda, as palavras do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na entrevista concedida à Globonews nesta segunda feira, 08 de junho, ao dizer que o governo quando se deparou com a má notícia, deu como solução, matar o carteiro, pode-se dizer que tudo isso, é o efeito da gélida indiferença e severo egocentrismo da sociedade líquida de Zygmunt Bauman, em que nada importa, a não ser o eu mesmo, dentro de um mundo que se tornou ilusão na virtualidade, ou, realidade introspec