Pular para o conteúdo principal

1º de março de 2017, dia do teu aniversário


A vida corrida dos dias de hoje parece que não nos dá tempo nem mesmo para nos emocionarmos, corremos trabalhamos, corremos compramos, corremos dormimos, e nossa vida se torna um vazio de história, uma vazio de fatos, que compõem o acervo de nossas emoções que, por sua vez, dão o sentido de nossa vida:

Preso dentro dessas quatro paredes
Mergulhado sempre em mi mesmo.
Não vendo mais niguém legal de novo
Como você, mamãe, você, mamãe, você (McCARTNEY & McCARTNEY, 1973), [Tradução Nossa].

Na sobrevida dos tempos presentes, se olharmos ao nosso redor, vendo a morte dos rios, da terra, dos sentimentos de humanidade, que faz com que o homem deixe de ser homem para se tornar algo que não se classifica nem como animal, pois, não segue os instintos animais, mas o parecer de um coração transviado, cheio de cobiça, egoísmo, inveja, leva-nos a lembrança da advertência que Deus fez a Adão sobre o comer o fruto da árvore da ciência, quando disse que: “no dia em que dela comer, com certeza você morrerá” (Gn 2,15b), parecendo-nos, que olhamos para uma grande mansão de mortos.

Recomeçar, retornar, reparar, corrigir, decorrem de nossa emoção, de sentimentos, que, talvez, poderiam criar para nós, o sentido da quaresma, mas na nossa loucura de sempre corrermos sob a esperança de se contentar com um dia na praia ou no campo, levamos a vida confinados em um reduto vazio:

Se algum dia eu sair daqui
Penso em doar tudo
Para uma instituição de caridade
Pois, tudo que preciso é um chopp por dia.
Se algum dia eu sair daqui.
Se algum dia nós sairmos daqui (ibid.)

Por isso, ao se recobrar os sentidos, nos deparamos com o dia 1º de março de 2017, início da quaresma, a quarta-feira de cinzas, cujas cinzas constitui um símbolo que te convida a reinflamar os sentimentos em teu coração, sentimentos de regaste da vida, ou do que te dá sentido na vida, através da amizade com alguém, que ao invés de te explorar, lhe garante a abundância.

'Agora, diz o Senhor,
voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos;
rasgai o coração, e não as vestes;
e voltai para o Senhor, vosso Deus; (Jl 2,12-13)

Portanto não se trata de um comportamento hipócrita com a aparência de que se cumpriu todos os deveres diante da sociedade, mas antes de tudo, o resgate do teu coração insensível que te tira a vida e, você já não vive, mas, mal sobrevive, com um coração anestesiado, e agora é convidado novamente para a vida, pois os sentimentos trazem em ti o “viver intensamente”, ou, a vida em abundância.

Criai em mim um coração que seja puro,*
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! (Sl 50, 12-13)

Com um coração vivo, isto é, capaz de sentir, capaz de amar, capaz de compartilhar, capaz de perceber o próximo, capaz sentir a alegria da amizade verdadeira a vida volta a ti

'No momento favorável, eu te ouvi
e no dia da salvação, eu te socorri'.
É agora o momento favorável,
é agora o dia da salvação (2Cor 6,2).

Portanto, “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles
(Mt 6,1), porque não é a eles que você engana mas, a você mesmo, por isso, olhe no fundo de teu coração, de um respiro profundo e exale todo o amor que você tem pela vida, movendo o teu corpo para um sorriso ao teu próximo, um ato de acolhida a alguém que te visita, uma ato de agradecimento, e faça tudo para manter esta fornalha acesa, pois é nesse amor, que a tua vida será vivida com intensidade. Volte a ele, como nos teus tempos de criança.
Recomece, retorne, repare, corrija…...e diga com toda a alegria nele: obrigado pelas cinzas que te faz renascer.

REFERÊNCIAS:
McCARTNEY, Paul. McCARTNEY Linda. Band on the run. In Album Band on the run - Paul McCartney and the Wings, EMI Records, 1973.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Falta do dinheiro:cuidados contra o infarto e depressão

1. 1 A conjuntura do agora Os efeitos da pandemia vivenciado nos tempos presentes além de provocar a batalha nas linhas medicinais, nos faz enfrentar outro grande desafio, o comprometimento dos recursos financeiros. Há muitas famílias neste momento que estão sem sustento, muitos negócios estão a beira do abismo, nos deixando apreensivos e angustiados, porque sem dinheiro, a sensação que dá é a de que “não conseguimos respirar”, como se vê no dilema registrado pela Associação de Lojistas de Shoppings de Minas Gerais: “ Até o momento, segundo França, já foram fechadas de forma definitiva ou estão em processo de encerramento 1,5 mil lojas e demitidos 10 mil trabalhadores nos shoppings de Minas Gerais. ‘ Estamos muito preocupados com a situação. Os lojistas estão sem faturamento e os custos fixos são elevados. Além disso, o crédito disponibilizado para capital de giro não chega ao empreendedor. Os bancos, devido ao receio de inadimplência, estão com muitas exigências e juros

Acusamos o governo fazendo exatamente a mesma coisa que ele

O povo grita... governo fascista, não quer ser transparente, não quer divulgar a verdade, porque é muito fácil apontar o erro dos outros, porque é um jeito de esconder os próprios erros, como já diziam os perversos “a melhor defesa é o ataque”. E como ponto de partida, nos valemos das palavras do Jornalista Ricardo Amorin, no seu perfil de rede social, de domingo 07 de junho, quando comentou a solução governamental como: se se identifica a febre, quebre o termômetro e acabou o problema, e, ainda, as palavras do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na entrevista concedida à Globonews nesta segunda feira, 08 de junho, ao dizer que o governo quando se deparou com a má notícia, deu como solução, matar o carteiro, pode-se dizer que tudo isso, é o efeito da gélida indiferença e severo egocentrismo da sociedade líquida de Zygmunt Bauman, em que nada importa, a não ser o eu mesmo, dentro de um mundo que se tornou ilusão na virtualidade, ou, realidade introspec