Pular para o conteúdo principal

Missa 4º Domingo do Tempo Comum - C


Caros amigos, compartilho com vocês um pouco da minha experiência no ministério de música da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Taubaté que foi formada ao longo do período de 1998 e continua até os dias de hoje.

Não sei se será possível dar sequência em compartilhar semanalmente esta experiência, mas farei todo o possível para disponibilizá-la com o objetivo de continuarmos crescendo na experiência da Liturgia Dominical.

Breve reflexão sobre a liturgia da missa do 4º Domingo do Tempo Comum - Ano C.


Liturgia da Palavra


A primeira leitura é a do Livro de Jeremias (1,4-5.17-19), narrando o envio do Profeta para um povo de coração duro.

O Salmo é o 70 ( 70,1-2,3-4a.5-6ab.15ab.17) que apresenta o compromisso do salmista em acolher a Palavra de Deus:
5.Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,* em vós confio desde a minha juventude! 6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, 6bdesde o seio maternal, o meu amparo.


A segunda leitura é da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (12,31-13,13), que nos convida a acolher a Palavra de Deus:

"Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior."

O Evangelho é o de São Lucas 4,21-30, em que Jesus nos revela que admiramos a Palavra de Deus mas tendemos a não vivenciá-la, mantendo o nosso coração fechado para acolher a Palavra, mais ou menos assim, a teoria é bonita, mas é só teoria.
Isto me leva a lembrar da história de um comerciante cristão que ia regularmente à missa, no seu dia a dia, exigia de um devedor o seu crédito e o devedor lhe pediu: "pelo amor de Deus moço me dá um prazo" e o comerciante respondeu: "não põe Deus nos meus negócios", ou seja, para ele a Palavra de Deus é apenas para ser admirada rejeitando a beleza da vivência em Cristo.

22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.
23Jesus, porém, disse: 'Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo.


Músicas Litúrgicas


Apartir da Liturgia da Palavra as músicas escolhidas foram:

Entrada: Deus está no Ar - Anjos do Resgate.

Ato Penitencial - Perdão Senhor (pelas vezes que sufocamos a vossa Palavra) - Casemiro Nogueira - CD Acolhendo a Palavra.

Hino de Louvor - Glória Pe. Joãozinho (https://youtu.be/Gd7M7U-_OLs).


Salmo - Proclamado

Aclamação: CD Liturgia XI, Faixa 7:
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis):

Eu te louvo o Pai santo, Deus do Céu, Senhor da Terra,
Os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas.
 

Oferendas: Nossa vida em missão (Com o pão e com o vinho, nossa oferta apresentamos...) - Casemiro Nogueira - CD Acolhendo a Palavra.

Santo: Santo - Pe. Cleidimar

Cordeiro: Cordeiro de Deus - Grupo Shalom.

Comunhão: Eis que sou o pão da vida - Casemiro Nogueira - CD Acolhendo a Palavra.

Final: Quero ouvir teu apelo Senhor - Irmã Miria Kolling





Compartilharei neste link a missa no formato PowerPoint - Missa do 4 Domingo.

Laurentino - 30.01.2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso do Projetor Multimídia ou Datashow nas Celebrações Litúgicas

Laurentino Lúcio Filho 1 Na praxis cristã , a Igreja em sua caminhada litúrgica se depara nos dias de hoje com os novos recursos para a divulgação da Palavra. Aqui em especial o destaque é para o recurso mediático do computador que acoplado ao um projetor, divulga mensagens aos fiéis nas celebrações litúrgicas. Sobre esta nova tecnologia vale a inspiração da Instrução Pastoral Communio Et Progressio de 1971, § 126: “ Cristo mandou aos Apóstolos e seus sucessores que ensinassem 'todas as nações', que fossem 'a luz do mundo', que proclamassem o Evangelho em todo o tempo e lugar. Do mesmo modo que Cristo se comportou, durante a sua vida terrestre, como o modelo perfeito do 'Comunicador', e os Apóstolos usaram os meios de comunicação então ao seu alcance, também o nosso trabalho apostólico atual deve usar as mais recentes descobertas da técnica. De fato, seria impossível, hoje em dia, cumprir o mandato de Cristo, sem utilizar as vantagens of

Falta do dinheiro:cuidados contra o infarto e depressão

1. 1 A conjuntura do agora Os efeitos da pandemia vivenciado nos tempos presentes além de provocar a batalha nas linhas medicinais, nos faz enfrentar outro grande desafio, o comprometimento dos recursos financeiros. Há muitas famílias neste momento que estão sem sustento, muitos negócios estão a beira do abismo, nos deixando apreensivos e angustiados, porque sem dinheiro, a sensação que dá é a de que “não conseguimos respirar”, como se vê no dilema registrado pela Associação de Lojistas de Shoppings de Minas Gerais: “ Até o momento, segundo França, já foram fechadas de forma definitiva ou estão em processo de encerramento 1,5 mil lojas e demitidos 10 mil trabalhadores nos shoppings de Minas Gerais. ‘ Estamos muito preocupados com a situação. Os lojistas estão sem faturamento e os custos fixos são elevados. Além disso, o crédito disponibilizado para capital de giro não chega ao empreendedor. Os bancos, devido ao receio de inadimplência, estão com muitas exigências e juros

Acusamos o governo fazendo exatamente a mesma coisa que ele

O povo grita... governo fascista, não quer ser transparente, não quer divulgar a verdade, porque é muito fácil apontar o erro dos outros, porque é um jeito de esconder os próprios erros, como já diziam os perversos “a melhor defesa é o ataque”. E como ponto de partida, nos valemos das palavras do Jornalista Ricardo Amorin, no seu perfil de rede social, de domingo 07 de junho, quando comentou a solução governamental como: se se identifica a febre, quebre o termômetro e acabou o problema, e, ainda, as palavras do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na entrevista concedida à Globonews nesta segunda feira, 08 de junho, ao dizer que o governo quando se deparou com a má notícia, deu como solução, matar o carteiro, pode-se dizer que tudo isso, é o efeito da gélida indiferença e severo egocentrismo da sociedade líquida de Zygmunt Bauman, em que nada importa, a não ser o eu mesmo, dentro de um mundo que se tornou ilusão na virtualidade, ou, realidade introspec